Linguística

ACORDO ORTOGRÁFICO: EU APOIO !

Em todos os acordos anteriores houve polémicas e resistências.

Nos anos 40 foi a perda do H mudo, ou a transformação do PH no F em Pharmacia, ou o abandono de consoantes mudas como o P em descriptivo, e centenas de outros - deve ter sido penoso às pessoas desse tempo alterarem todo um modo habitual de escrever.

Fernando Pessoa morreu pouco antes, em 1935. Hoje, se veneramos a sua poesia, é no grafismo atual, não no que ele usava então. Acho que Pessoa teria aderido rapidamente às novas normas, ele era mais de ter saudades do futuro que do passado. Talvez por isso Pessoa ficou para sempre, enquanto as patéticas querelas ortográficas estão esquecidas.

Em todos os acordos anteriores foi o Brasil quem cedeu, parece até que Portugal se comportou provincianamente, protelando a normalização possível do Português dos dois lados do Atlântico. O que por pouco não originava uma cisão linguística, não fosse a paciência continental do Brasil (pelo menos neste tema). 

No atual, e ao contrário do que por aí se diz os brasileiros também cedem - menos que Portugal, é certo - por exemplo deixam de escrever IDÉIA, PLATÉIA, TRANQÜILIDADE, LINGÜIÇA,  e passam a escrever na mesma grafia do Português geral.

E quem disse que o idioma é propriedade de um só país, ainda que seja o fundador? O idioma é coisa viva, cada povo se apropria dele a seu modo, não significando isto fazer concessões  ao uso ignorante da Língua.

A propósito, espero que nunca se institucionalize a forma absurda  do verbo "vir" que se ouve constantemente em TODAS as TVs brasileiras, e em horário nacional: "Amanhã, quando você vim para cá" ou "se você vim, eu espero" (em vez do conjuntivo vier). O facto de este tipo de erro estar completamente vulgarizado não deveria conferir-lhe valor linguístico, penso eu...! 

Enfim, ignorâncias existem em todos os países, em Portugal há dirigentes de partidos que dizem "os sindicatos
hádem".  O que só reforça a necessidade de normalizar. Mesmo contendo concessões perigosas à ambiguidade, aplaudo o atual acordo como um passo na direção certa. Que se deem no futuro outros passos, corajosos, eliminando essas ambiguidades e confusões!

Das vantagens e desvantagens do acordo atual, está tudo muito bem explicado por especialistas. 

Não vá em demagogias, muna-se de alguma paciência e confira o seguinte link que justifica muito bem o AO:

http://www.metododerose.org/blogdoderose/cultura-geral/ortografias-por-manuel-mendes-de-carvalho/

(Manuel Mendes de Carvalho - ORTOGRAFIAS - inclui uma História das Ortografias do Português)

Ou vá ao portal do ILTEC, instituto ligado aos ministérios da Cultura e da Educação de Portugal:

http://www.portaldalinguaportuguesa.org/