"Anonymous" - EUA


OCCUPIED WALL STREET

Cidadãos norte-americanos, em movimento aparentemente espontâneo, naquilo que poderá ser o preâmbulo duma radical mudança do sistema social vigente nos E.U.A., há mais de um mês que ocupam a Wall Street, coração do sistema capitalista mundial.


Tudo começa quando alguns pessoas tentaram montar tendas frente à Bolsa de Valores. A polícia responde com violência. Inicia-se uma reacção com envio de SMSs e mensagens nas redes sociais, que obtém uma resposta importante: cerca de 5.000 novaiorquinos desfilam na Wall Street, e decidem ocupar a rua permanentemente. Apesar dos cerca de 700 detidos pela polícia, e do boicote dos média oficiais, o movimento ganha força,  não só em NY, mas em outras 25 grandes cidades do país, desde o Texas à Califórnia, desde Washington ao Nevada, abrangendo toda o país norte-americano. E propaga-se  a nível mundial, a movimentos como "Ocupem Frankfurt", na Alemanha, ou a "manifs"/passeatas contra a corrupção em quase todas as grandes cidades brasileiras, passando pela Nova Zelândia, Japão, Coreia, e pela maioria dos países europeus. É sem dúvida uma nova consciência a nível mundial contra os abusos e a irracionalidade extrema que caracterizam o capitalismo na fase atual. 

Nos EUA eles usam palavras de ordem espontâneas como:
"Não somos hippies, somos cidadãos normais";
"Somos os 99% da população" (referência aos 1% que detêm a maior parte da riqueza dos EUA);
"Parem com a ganância dos Bancos"
"Os 1% enriquecem montando nas minhas costas"
"Não deem dinheiro aos bancos, criem postos de trabalho"
... e muitas outras...



Trata-se de pessoas de todas as idades, bem preparadas culturalmente, que produzem o seu próprio jornal impresso ( clique aí, e tenha uma boa cobertura, incluindo um vídeo), organizam um sistema de alimentação e de higiene, e contam com a solidariedade de pessoas em todo o mundo - na Europa há quem faça encomendas a uma pizzaria perto da Wall Street para que pizzas sejam distribuídas aos ocupantes.

Talvez estas pessoas sejam um pouco ingénuas economicamente e não percebam como a máquina capitalista está montada, numa lógica de ferro que se impôs ao próprio Obama e mantém artificialmente o poderio capitalista dos EUA, através exatamente da Wall Street e do FED (Banco Central dos EUA), essa fábrica de dinheiro artificial baseada no dólar como moeda mundial. Se este sistema parasitário parasse,  todo o capitalismo desabava, seria o início de uma nova era. 

Mas, nas atuais condições, o futuro imediato seria o caos, e não duvido que a extrema-direita e o poderoso complexo industrial-militar-bancário dos EUA têm preparadas respostas violentas, para o caso de ser necessário. Estes setores são alimentados exatamente  pelo sistema parasitário da Wall Street, movido habilmente por um núcleo duro dentro dos tais 1% de trilionários, e não só, também pelos seus irmãos siameses de Londres, Paris, Dusseldorf, Telaviv, Xangai, S.Paulo, etc., que condescendem com o parasitismo dos EUA porque fazem parte do banquete. Por isso tratam de manter a maioria da população manipulada através da poderosa mediática-ilusão capitalista. 

Ao contrário dos países árabes, no mundo desenvolvido há um conjunto de meios sofisticados de intoxicação das pessoas, com agentes treinados e especializados nessa tarefa, bem distribuídos pelos mass-média, aí incluindo as múltiplas igrejas e seitas religiosas para os menos politizados. E o próprio consumismo e o conforto ilusório que proporciona, encarregam-se de manter uma grande parte da população passiva e apática politicamente.
Entretanto, vejam vídeos e fotos a respeito nos links:



  (vídeo em que o locutor se insurge contra a má cobertura dos media, invetivando também o movimento de extrema direita Tea Party o qual, mesmo quando sómente junta 20 pessoas dispõe de ampla cobertura desses mesmos media)

  (boa colecção de fotos do conjunto do movimento)

  (fotos de apoios em várias partes do mundo)

  (fotos atuais da ocupação em Wall Street)

Para informações atuais e detalhadas sobre o movimento, consultem: