10/11/2014

O caso BES e o papel das OFFSHORES no sistema capitalista

Saiu recentemente a notícia, lançada como se fosse uma bomba, de que o inquérito ao BES tinha provado que a administração de R. Salgado transferiu para duas offshores britânicas do canal da Mancha nos últimos dias dos seu mandato, contrariando as ordens do Banco de Portugal, largas centenas de milhões de euros.

Pelos vistos, e associando esta notícia ao anúncio que já havia feito Marques Mendes - o homem de plantão na SIC para a  propaganda do PSD -, à clique P&P interessa
agora pôr todo o foco só e apenas na culpabilização do anterior homem-forte do BES, provavelmente para desviar a atenção de assuntos quentes como a sua própria responsabilidade em todo este desastre e bem assim no que está sendo preparado na PT (com o qual o desGoverno quer o mais possível parecer que nada tem a ver).


OFFSHORES SÃO ESTEIO ESSENCIAL NA ATUAL FASE DO CAPITALISMO

A transferência de dinheiro nacional para offshores não é novidade, já há muito os bancos e outros agentes o fazem - como foi denunciado recentemente com os 30.000 milhões de euros de capitais portugueses só na Suiça e a propósito também da falência do BES (Cfr.
"A Riqueza Oculta das Nações" - Gabriel Zucman).
 
Este caso agora só é "escandaloso" porque o grupo caiu em desgraça e... porque interessa a alguém com poder nos media pôr todo o foco ali.


Aspecto muito interessante - setores de esquerda alimentarem estas conversas, seja por ignorância seja  por interesse.


Pessoalmente considero que o foco devia ser posto nas offshores para onde o dinheiro foi parar: duas ilhas britânicas do canal da Mancha, provavelmente a Ilha de Man, ou Jersey ou Guernsey.


Mas também poderia ter ido para Bahamas, Bermudas, Gibraltar, Malta, muitos outros locais nas Caraíbas, na Ásia ou na Europa, ou mesmo diretamente para o RU e os EUA. Países que, segundo a Wikipedia, e à luz da sua legislação e práticas, podem eles-mesmos ser considerados como grandes OFFSHORES.  

Só não o são talvez para que não salte tão à vista a verdadeira natureza do centro capitalista mundial hoje em dia.

Conferir  AQUI.



MÉTODOS DE FAZER DINHEIRO FÁCIL E O PESO DAS OFFSHORES

Por outro lado, neste artigo da Economist, esclarece-se uma importante forma das empresas americanas (ou britânicas, ou de outros países...) ganharem dinheiro - uso de filiais em offshores, incluindo obscuros "fundos" (dos quais estamos constantemente a ouvir falar como investidores em ações nas maiores empresas) que fazem aplicações por esse mundo fora.


«O principal motor do lucro da General Eletric, um enorme conglomerado americano que fabrica de tudo, desde motores a jato até plásticos, é a sua divisão financeira. As suas empresas não-financeiras promovem Fundos de Pensões e de Títulos junto dos seus empregados em todo o mundo, e usam as tesourarias dessas empresas para aplicações em ativos virtuais, e crescentemente fazem aplicações em produtos financeiros obscuros de modo a cobrir riscos e a obter dinheiro. Todas estas atividades podem ser realizadas em offshores e são apoiadas por um exército de advogados, contabilistas e bancos de investimento».

Conferir aqui.


Eis aqui uma das listas das offshores no mundo, segundo várias organizações, citada pela Wikipedia.


E um MAPA com a sua localização, segundo a Economist:






Sem comentários:

Enviar um comentário